Panorama internacional

Japão deixa de considerar que a Rússia perdeu 'seu poder militar' na Ucrânia

Em uma declaração no seu penúltimo Livro Branco de Defesa, o Japão tinha deixado a "possibilidade de que o equilíbrio do poder militar [da Rússia] com os países vizinhos mude", mas a atual edição omite essa declaração.
Sputnik
O Japão não acredita mais que "a Rússia perdeu seu poder militar" na Ucrânia, segundo análise da Sputnik do Livro Branco de Defesa deste ano e do ano passado.
O Livro Branco de Defesa é um relatório anual do Ministério da Defesa do Japão sobre a situação mundial do ponto de vista da defesa do país, e também sobre as atividades das Forças de Autodefesa e as principais tendências mundiais. O Livro Branco de Defesa do Japão foi publicado pela primeira vez em 1970 e tem tido edições anuais desde 1976. O Livro Branco de Defesa de 2024 foi apresentado ao governo japonês nesta sexta-feira (12).
Panorama internacional
Conter Moscou e subjugar Berlim: OTAN completa 75 anos a serviço da hegemonia dos EUA, diz analista
Enquanto no ano passado o último parágrafo da seção "sobre o ataque da Rússia e a defesa da Ucrânia" afirmava que "é óbvio que a Rússia perdeu em grande parte seu poder militar por meio desse ataque à Ucrânia, e que, no futuro, a médio e longo prazo, o poder do Estado na Rússia entrará em declínio. Existe a possibilidade de que o equilíbrio do poder militar com os países vizinhos mude", neste ano a seção muda visivelmente de tom.
"Além da resistência obstinada da própria Ucrânia, a comunidade mundial adotou sanções em unidade e continua apoiando a Ucrânia, a situação é tal que a Rússia deve pagar um preço alto", diz o relatório deste ano.
A Rússia leva a cabo desde 24 de fevereiro de 2022 uma operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o presidente russo Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio por parte do regime de Kiev" e combater os riscos para a segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o leste.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar