Panorama internacional

Orbán se encontra com Donald Trump em meio à reprimenda da UE por visitas a Moscou e China (VÍDEO)

O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán viajou para a Flórida para se encontrar com Donald Trump na mais recente parada de sua autointitulada "missão de paz".
Sputnik
O premiê postou uma foto com Trump no X (antigo Twitter) mostrando a dupla fazendo um sinal de positivo.
Na legenda, o líder húngaro escreveu "ele vai resolver isso", possivelmente em referência à capacidade do republicano de acabar com o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Orbán também publicou um vídeo de uma reunião na residência de Trump em Mar-a-Lago após a cúpula da OTAN em Washington, descrevendo-a como "Missão pela Paz 5.0. Mar-a-Lago".
Depois de visitar Kiev na semana passada, Orbán surpreendeu e irritou os aliados ocidentais ao também ir a Moscou e Pequim para se encontrar com os líderes russo e chinês enquanto ocupa a presidência rotativa da Hungria na União Europeia, escreve a Bloomberg.
De acordo com a mídia, os ministros da Suécia, Finlândia, Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia não comparecerão a reuniões informais na Hungria durante a primeira fase de sua presidência de seis meses do bloco europeu em uma atitude de retaliação contra as recentes visitas feitas pelo premiê.
A mídia também afirma que meia dúzia de países do bloco estão procurando maneiras de censurar Budapeste.
Panorama internacional
Orbán: OTAN tem papel cada vez mais ativo, 'perigoso e irresponsável' no conflito na Ucrânia
Os comentários dos líderes ocorreram após uma tensa reunião de embaixadores da UE em Bruxelas na quarta-feira (10), que durou mais de duas horas e viu 25 Estados-membros expressarem sua consternação ou raiva com a forma como a presidência húngara da UE está se desenrolando, relatou a mídia.
Em sua visita à Ucrânia, o premiê pediu a Kiev que trabalhe em prol de um "rápido cessar-fogo", o que poderia abrir caminho para negociações com a Rússia para pôr fim a mais de dois anos de conflito.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar