Em caso de guerra, a Rússia poderá privar os países da OTAN da superioridade aérea, escreve no sábado (13) o portal Business Insider.
"A Rússia é capaz de desafiar a histórica superioridade aérea da OTAN […] Mesmo tendo esquadrões inteiros de caças de quinta geração, os EUA e seus aliados provavelmente acharão difícil estabelecer o mesmo tipo de superioridade aérea que geralmente têm tido desde o final da Segunda Guerra Mundial", diz o portal.
De acordo com os jornalistas, a aviação dos países ocidentais nunca teve experiência de combater em um nível semelhante aos sistemas de defesa antiaérea russos. Durante o conflito na Ucrânia, o Exército russo provou que é capaz de estabelecer áreas de defesa aérea extremamente difíceis para o inimigo com radares poderosos, sistemas de guerra eletrônica e de mísseis, sublinhou o Business Insider.
"A Rússia seria um adversário completamente diferente. Ela tem o território e a indústria para construir e implantar uma defesa aérea sofisticada e em grande escala, que será difícil de destruir", prevê o artigo.