Panorama internacional

'Descoberta mais significativa para a Bolívia': Arce anuncia megacampo de gás natural

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou nesta segunda-feira (15) a descoberta de uma reserva de gás natural de 1,7 trilhão de pés cúbicos (TCF, na sigla em inglês), localizada ao norte da capital administrativa do país, La Paz.
Sputnik
A nação sul-americana está lidando com uma crise energética resultante de anos de declínio na produção de petróleo e gás, o que afetou suas reservas monetárias.
Segundo informações veiculadas na Reuters, a empresa estatal de energia YPFB revelou no início deste mês que está buscando soluções para enfrentar a recente escassez de combustível.
Panorama internacional
Gás, lítio e segurança: Brasil será muito beneficiado com Bolívia no Mercosul, dizem analistas
Em um discurso no palácio presidencial, Arce afirmou: "Uma reserva de 1,7 TCF foi confirmada, sendo a descoberta mais significativa para a Bolívia desde 2005".
Ele também destacou que é esperado que o novo campo, denominado Mayaya Centro-X1 IE, seja o terceiro maior do país e integre o Plano de Reativação Upstream da YPFB.
O Mayaya Centro-X1 IE vai adicionar novos suprimentos de gás às reservas já existentes na Bolívia, que somavam 8,95 TCF em dezembro de 2018, número oficial mais recente disponível.
A produção de gás natural no país caiu de 56,6 milhões de metros cúbicos por dia, em 2016, para 31,9 milhões de metros cúbicos por dia, em 2023, de acordo com dados da YPFB.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar