- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolívia afirma que o Brasil pode ser seu parceiro na industrialização do lítio junto com a Rússia

© AP Photo / Juan KaritaProdução de carbonato de lítio no salar de Uyuni, na Bolívia
Produção de carbonato de lítio no salar de Uyuni, na Bolívia - Sputnik Brasil, 1920, 10.07.2024
Nos siga no
O Brasil pode ser o novo parceiro da Bolívia na industrialização do lítio, ao lado de Rússia, China e Índia, afirmou nesta quarta-feira (10) o vice-ministro de Comércio Exterior e Integração, Huáscar Ajata, em entrevista à Sputnik.
"É claro que a Bolívia está aberta a atrair parceiros de múltiplas partes do mundo. Acordos e intenções de negócios já foram assinados com a China e com a Rússia. Esperamos também parceiros europeus, também da região e com o nível de tecnologia e desenvolvimento industrial que o Brasil tem pode ser um parceiro ideal, especialmente para a indústria de eletromobilidade", explicou.
A aproximação entre os dois países aconteceu no Fórum Empresarial Bolívia-Brasil, realizado por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, na terça-feira (9).
Questionado sobre quais outros produtos a Bolívia pode exportar para o Brasil, além do gás natural, ele respondeu que, "neste momento, temos um grande potencial em fertilizantes como ureia e ulexita, mas os presidentes Arce e Lula também falaram do grande potencial agroindustrial que tem a Bolívia. Frutas, grãos e cereais, carne, apesar de o Brasil ser um importante produtor de carne, ainda exige e a Bolívia tem um grande potencial."
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ampliada com o Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce. 9 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Panorama internacional
'Não existe saída individual para nenhum país na América do Sul', defende Lula na Bolívia (VÍDEO)
Na reunião bilateral, os líderes assinaram dez acordos de cooperação em áreas como hidrocarbonetos, eletricidade, imigração, combate ao tráfico de droga, saúde, fertilizantes, entre outras.
A Bolívia possui a maior reserva de lítio do mundo, com 23 milhões de toneladas, que está localizada principalmente em Uyuni, no departamento de Potosí, segundo dados da estatal Yacimientos del Litio Boliviano (YLB).
A Bolívia pretende instalar quatro plantas industriais até 2025, em acordo com empresas da China e da Rússia, com tecnologia de Extração Direta de Lítio (EDL).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала