Exibida pela Força Aérea Portuguesa (FAP), a aeronave foi eleita a mais elegante e sofisticada entre as concorrentes.
Dividido em três categorias, o prêmio vale para aeronave militar, civil e a do grande vencedor. O KC-390 ganhou na última categoria, que é considerada a premiação máxima do evento.
"A Embraer parabeniza a Força Aérea Portuguesa (FAP) pela conquista do prêmio Concours d’Elegance com seu KC-390 Millennium no Royal International Air Tattoo 2024. Este prêmio reconhece a parceria de sucesso e os excelentes resultados alcançados com a Força Aérea”, reforçou a fabricante em uma publicação nas redes sociais.
Portugal foi o primeiro país a comprar o K-390, em 2019, com a aquisição de cinco cargueiros a 827 milhões de euros (cerca de R$ 5 bilhões). A segunda unidade de um KC-390 foi entregue aos portugueses em junho deste ano.
O KC-390, avião de transporte militar mais moderno do mercado, pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação a outros aviões de transporte militar de médio porte, ao mesmo tempo que o modelo voa a 870 quilômetros por hora.
Até o momento, o KC-390 Millennium foi selecionado para a Força Aérea de Brasil, Portugal, Hungria, Países Baixos, Áustria, República Tcheca e, mais recentemente, Coreia do Sul.
No começo do ano, a companhia assinou um memorando de entendimento com a empresa indiana Mahindra para colaborar nas encomendas da aeronave KC-390 para a Força Aérea da Índia, conforme noticiado.