Panorama internacional

EUA alimentam tensões e anunciam que vão reabastecer navio disputado por Filipinas e China

Na sexta-feira (19), o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, declarou que os Estados Unidos "farão o que for necessário" para garantir que as Filipinas consigam reabastecer o navio encalhado no recife Second Thomas Shoal, o qual Manila usa para reforçar suas reivindicações sobre o atol.
Sputnik
Discursando na conferência do Fórum de Segurança de Aspen, no Colorado, Sullivan afirmou que os EUA deixaram claro para a China que seu tratado de defesa mútua com as Filipinas se aplica ao Sierra Madre, o navio de guerra que Manila encalhou em 1999 no recife para reforçar as reivindicações no mar do Sul da China.
"O mais importante agora é ver a redução da tensão e verificar a capacidade das Filipinas de fazer reabastecimentos", disse o conselheiro, citado pela Reuters.
A mídia também afirma que pilotos filipinos estão participando pela primeira vez de jogos de guerra multinacionais no exterior, os jogos de guerra Pitch Black, envolvendo 20 países indo-pacíficos e europeus em uma vasta área do norte da Austrália.
Panorama internacional
Filipinas recebe primeiro lote de míssil russo-indiano BrahMos
As Filipinas trouxeram quatro de seus 12 caças FA-50 fabricados na Coreia do Sul para os jogos e estão avaliando as capacidades de caças mais avançados para seu programa de modernização, disse o comandante do contingente, coronel Randy Pascua, à Reuters em Darwin.
Pascua afirmou que a Força Aérea fipilina precisa fechar uma "grande lacuna tecnológica" à medida que moderniza seus caças, incluindo as habilidades dos pilotos de içamento.
"Se tivermos que adquirir mais de 20 caças multifuncionais, realmente precisamos nos esforçar. Estamos aqui para treinar e aprimorar nossa capacidade operacional porque perdemos capacidade de defesa aérea por décadas", acrescentou.
Ainda de acordo com a mídia, os exercícios estão consumindo um milhão de litros de combustível de aviação por dia, enquanto caças dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Cingapura, Japão e Coreia do Sul, entre outros, testam táticas e habilidades de guerra, disseram os organizadores.
Panorama internacional
Em Shangri-La, China rebate EUA sobre Filipinas: 'Resolvemos no diálogo, não convidando lobos'
A Força Aérea das Filipinas está focada na conscientização do domínio marítimo em operações conjuntas com a Marinha, e Manila está construindo suas defesas aéreas em meio a tensões com Pequim.
Manila e Pequim travam um confronto no disputado mar do Sul da China e seus encontros ficaram mais tensos à medida que os dois lados pressionam suas reivindicações marítimas sobre a região.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar