"Foram registrados bombardeamentos por parte das Forças Armadas da Ucrânia em duas direções, usando dois projéteis de calibre 155 milímetros", disse o comunicado publicado em redes sociais.
O representante informou ainda que o Exército ucraniano disparou oito projéteis de calibre de 155 milímetros em Gorlovka desde o início do dia e também lançou um explosivo de um drone.
Gorlovka, onde estão instaladas a empresa química Stirol e companhias de mineração, está localizada 50 quilômetros ao norte de Donetsk. É um dos maiores assentamentos da RPD, com população de mais de 250 mil pessoas antes do início do conflito em Donbass.
A artilharia de calibre 155 milímetros é usada pelos países que fazem parte da aliança militar, que apoia a Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia.
Além disso, os Estados Unidos forneceram à Ucrânia obuseiros de longo alcance M777 de calibre 155 milímetros, que as tropas ucranianas usam ativamente para bombardear alvos civis em cidades na RPD e na República Popular de Lugansk (RPL).
As tropas ucranianas também receberam sistemas de artilharia autopropulsada alemães PzH 2000, poloneses Krab e franceses Caesar, que usam projéteis desse calibre.