"A Rússia, como um grande produtor global de trigo e fertilizantes, é um parceiro importante da ASEAN na garantia da segurança alimentar da região. Eventos simbólicos não são suficientes, devemos nos concentrar em promover uma cooperação concreta", afirmou Marsudi, após a reunião dos ministros das Relações Exteriores da Rússia e da ASEAN no Laos.
Além da cooperação no setor agrícola, a ASEAN e a Rússia "precisam trabalhar juntas para melhorar a resiliência das cadeias de suprimento de alimentos, especialmente em tempos de crise", disse a ministra.
Marsudi também destacou o papel da Rússia na construção da cooperação da ASEAN com a União Econômica Eurasiática (EAEU).
"Com uma população combinada de mais de 850 milhões de pessoas, o potencial para a cooperação entre a ASEAN e a EAEU é enorme, incluindo em comércio, investimento, economia digital, cibersegurança e desenvolvimento sustentável", acrescentou.
O Laos, que detém a presidência da ASEAN em 2024, sedia uma série anual de reuniões ministeriais e pós-ministeriais do bloco e dos países parceiros de diálogo da ASEAN.
A ASEAN é composta por dez países do Sudeste Asiático: Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã. Timor-Leste está se preparando para se tornar o décimo primeiro estado da ASEAN.