Panorama internacional

X, antigo Twitter, está usando dados de usuários para treinar IA sem autorização

A rede social X (antigo Twitter) está usando, sem consentimento, os dados de seus usuários para treinar o Grok, seu chatbot de inteligência artificial (IA) criado para concorrer com o ChatGPT, da Open AI.
Sputnik
De acordo com o jornal O Globo, na última sexta-feira (26), os usuários descobriram que seus posts no site, bem como suas interações com o chatbot Grok, estavam sendo usadas automaticamente para "treinamento e ajuste fino" dos sistemas da xAI, a empresa de inteligência artificial do bilionário Elon Musk, dono do X, sem autorização explícita para o compartilhamento de dados.
A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, o regulador responsável por manter as empresas de Internet sob a lei de privacidade da União Europeia (UE), disse que estava em contato com o X "por meses" para se inteirar sobre seus planos de empregar os dados de seus usuários para criar sistemas de IA.
Notícias do Brasil
AGU encaminha ao STF indícios de crime cometido pela rede social X
A prática adotada pela rede social de Musk foi criticada no Brasil pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), que alerta que a mudança na rede social X teria ocorrido sem informação ou consentimento prévio dos usuários.
"Concretamente, vemos um design malicioso: há uma pré-seleção da opção de que os consumidores aceitariam o uso de seus dados para fins de tratamento de IA. Esse consentimento não deveria ser pressuposto e, sim, explícito. O Idec destaca sua indignação ao ver mais uma 'big tech' explorando consumidores para fins de crescimento de seu poder econômico", disse o órgão em um comunicado citado pela mídia.
No fim de junho, o Idec notificou a Meta (as atividades da Meta são proibidas na Rússia por serem consideradas extremistas), dona do Facebook, Instagram (plataformas proibidas na Rússia por extremismo) e WhatsApp, por utilizar dados de consumidores para fins de treinamento de sua inteligência artificial generativa.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar