A celebração simboliza o poder e a grandeza da Marinha russa, sua história e tradições, bem como a coragem e heroísmo dos marinheiros.
De acordo com Vadim Petrov, presidente do conselho da Associação de Diplomacia Pública, membro da delegação russa à UNESCO, o Dia da Marinha é de grande importância para a Rússia, pois o país tem sido célebre ao longo dos séculos por suas tradições marítimas e poderosa frota. A Marinha russa sempre desempenhou um papel fundamental na proteção dos interesses do Estado e na garantia da segurança do país.
O feriado é considerado de particular importância para todas as cidades portuárias do país – São Petersburgo, Sevastopol, Murmansk, Kaliningrado, Novorossiysk, Vladivostok e muitas outras.
Em 2024, o desfile naval solene da Frota do Báltico começará em São Petersburgo, "sede" da Marinha russa, e nele participam tanto navios de superfície como submarinos, ao todo cerca de 20 embarcações, que vão desfilar no rio Neva.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, havia anunciado anteriormente que o presidente russo Vladimir Putin estaria presente nas festividades.
O Ministério da Defesa da China anunciou previamente a participação de dois navios do país asiático no desfile em São Petersburgo, nomeadamente o destróier de mísseis guiados Type 052D Jiaozuo e o navio de reabastecimento Type 903A Honghu, disse o porta-voz do ministério, coronel Zhang Xiaogang.