"Para o mundo, desde a Segunda Guerra Mundial e provavelmente antes, um avião de guerra Su é um caça super rápido, manobrável e capaz, pilotado por pilotos ousados que capturam a imaginação de pessoas que amam a competição no ar", disse ela.
À medida que o Escritório de Projetos Sukhoi da Rússia completa 85 anos, "parece que a engenharia e a ciência ainda impulsionam" seus caças, que são especialmente conhecidos pelo "uso total de tecnologia da informação moderna, software e inteligência artificial [IA]", destacou Kwiatkowski, se referindo às versões de quarta e quinta geração da aeronave.
Segundo ela, as aeronaves de combate Su estão "carregando seu peso" na operação militar especial russa na Ucrânia, onde "o espaço de batalha está repleto do novo mundo de tecnologias — baseadas em drones — amplamente baratas e rapidamente adaptáveis para ataque e defesa".
Nesta segunda-feira (29), o presidente russo Vladimir Putin estendeu os parabéns e enfatizou a excelente contribuição da organização para o desenvolvimento da indústria de aviação doméstica, bem como o fortalecimento da capacidade de defesa e da segurança nacional do país.