Notícias do Brasil

Tribunal na Holanda condena Braskem a indenizar vítimas de afundamento de terra em Maceió

A petroquímica multinacional Braskem foi condenada nesta segunda-feira (29) por um tribunal na Holanda a indenizar nove pessoas que perderam suas casas devido ao afundamento de terra provocado pela extração de sal-gema pela empresa em Maceió, Alagoas.
Sputnik
Não foi fixado valor, e a Braskem pode recorrer da decisão. As ações foram individuais e alegaram que as subsidiárias da companhia nos Países Baixos se beneficiaram dos lucros das atividades de mineração no Brasil.
Por meio de nota, a Braskem argumentou que o tribunal holandês concluiu que não há conexão entre as subsidiárias da empresa naquele país e o evento em Alagoas e, também, que já foram pagos mais de R$ 4 bilhões em indenizações, tendo os nove autores da ação já recebido propostas de compensação financeira.
Notícias do Brasil
Justiça de Alagoas rejeita pedido para bloquear R$ 1 bilhão da Braskem
Desde 2019, mais de 60 mil pessoas foram removidas de cinco bairros na capital alagoana por causa do afundamento do solo decorrente da mineração de sal-gema, realizada em jazidas subterrâneas pela Braskem.
Esse tipo de sal é utilizado na indústria química. As falhas graves no processo de mineração resultaram em instabilidade no solo, levando à evacuação completa de pelo menos três bairros em 2020, devido a tremores de terra que comprometeram a estrutura dos imóveis.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar