Panorama internacional

Quem substituirá Haniya como líder político do Hamas?

Após o assassinato do chefe do Hamas, Ismail Haniya, o movimento palestino sinalizou que não diluirá suas demandas de negociação. Nomes para substituir o líder ainda não foram discutidos.
Sputnik
De acordo com a imprensa ocidental, o Hamas tem um histórico de substituição suave de líderes caídos por meio do Conselho Shura do grupo, seu principal órgão consultivo.

Quem são os principais líderes do Hamas?

Khaled Mashal é o chefe do bureau político do Hamas no exterior. Ele foi chefe do politburo do Hamas entre 1996 e 2017.
Khalil al-Hayya é vice-chefe do politburo regional do Hamas em Gaza desde 2017. Antes disso, atuou como chefe do bloco parlamentar do Hamas no Conselho Legislativo Palestino em 2006.
Nizar Awadallah é um membro sênior do politburo do Hamas desde 2009.
Yahya Sinwar é membro do politburo desde 2017. Ele é o líder do Hamas na Faixa de Gaza e fundador do serviço de segurança do Hamas, conhecido como Majd.
Panorama internacional
Irã jura vingança pelo assassinato de líder do Hamas; Israel diz estar pronto para todos os cenários
Zaher Jabareen é vice-líder do Hamas na Cisjordânia, eleito para o politburo do grupo em 2021. Ele também é membro do ramo militar do Hamas, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam (IQB, na sigla em inglês).
Husam Badran é membro sênior do politburo do Hamas baseado no Catar e chefe das relações nacionais do grupo.
Mohammed Deif é o líder das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam desde 2002.
Mohammed Sinwar é o comandante da Brigada Sul do Hamas e irmão mais novo de Yahya Sinwar.
Khaled Mashal, Khalil al-Hayya e Nizar Awadallah são citados por alguns especialistas da mídia ocidental e árabe como possíveis substitutos de Haniya.

Ainda sem decisão

O movimento palestino Hamas ainda não discutiu possíveis candidatos para substituir Ismail Haniya, que foi morto em Teerã, no Irã, como chefe político do movimento.
É o que disse uma fonte do Hamas à Sputnik nesta quarta-feira (31).
Panorama internacional
Em meio a altas tensões após assassinato, EUA declaram compromisso com Israel contra ameaças do Irã
A fonte negou relatos da mídia alegando que o movimento decidiu que um de seus líderes de longa data baseados no Catar, Khaled Mashal, se tornaria seu novo líder político.
"A informação sobre a eleição de um novo chefe do gabinete político é falsa. O movimento não discutiu esse assunto até agora", alegou a fonte.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar