Panorama internacional

Maduro pede telefonema com Lula; México e Colômbia farão ligação com Brasil sobre Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (E), compartilha um momento leve com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, após uma entrevista coletiva conjunta no Palácio do Planalto, em Brasília, em 29 de maio de 2023
O presidente venezuelano Nicolás Maduro solicitou uma ligação telefônica com seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, disse à Reuters, nesta quinta-feira (1º), uma fonte brasileira familiarizada com o assunto.
Sputnik
Nenhuma data foi definida para a ligação, de acordo com a fonte ouvida pela mídia britânica.
O G1 também relatou que Maduro tentou fazer contato com Lula ainda na quarta-feira (31). A expectativa é de que os dois se falem ao longo desta quinta-feira (1º), mas o compromisso não consta na agenda oficial do brasileiro.
Lula, disse a fonte, terá uma ligação hoje (1º) com o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador e o líder colombiano Gustavo Petro para discutir a situação na Venezuela depois que eleições presidenciais acirradamente disputadas restabeleceram Maduro.
"Sim, é provável que hoje [1º] falemos por telefone com o presidente Lula e com o presidente Petro, ao meio-dia no México [15h00 no horário de Brasília], vamos conversar sobre a posição que temos sobre o caso da Venezuela", disse o presidente mexicano em entrevista coletiva.
Na quarta-feira (31), o presidente mexicano declarou que não havia evidências de fraude nas eleições venezuelanas, mas também pediu que todas as apurações dos votos se tornassem públicas.
O presidente dos EUA, Joe Biden (à direita), e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, caminham ao longo da colunata ao lado do Rose Garden, na Casa Branca, em Washington, D.C. EUA, 10 de fevereiro de 2023
Panorama internacional
Lula reitera a Biden atuação do Brasil pela 'normalização do processo político' na Venezuela
O G1 afirma que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor internacional de Lula, Celso Amorim, reuniram-se no Itamaraty ontem para discutir a conjuntura e trataram do cenário na Venezuela e do possível comunicado Brasil-Colômbia-México.
O Brasil é visto por parceiros internacionais como um possível mediador da situação na Venezuela – tanto pelo histórico da diplomacia brasileira, quanto pela proximidade histórica entre Lula e o governo chavista no país vizinho.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar