Panorama internacional

Atentado terrorista em praia da Somália deixa pelo menos 20 mortos, aponta mídia local (VÍDEOS)

População corre perto de hotel após atentado terrorista em praia da Somália deixar pelo menos 20 mortos. Mogadíscio, 2 de agosto de 2024
Um ataque realizado por um homem-bomba nesta sexta-feira (2) provocou a morte de pelo menos 20 pessoas nas proximidades do hotel Beach View, em uma praia de Mogadíscio, capital do país. A informação é do jornal Garowe Online.
Sputnik
O atentado ocorreu no fim da noite (pelo horário da Somália), e foram encontrados vários corpos na praia em frente ao hotel. O número de mortos ainda pode subir.

"Pelo menos 20 mortos em uma enorme explosão que sacudiu, na noite de sexta-feira, o popular hotel Beach View, em Mogadíscio, na praia de Lido", comunicou o meio na rede social X (antigo Twitter).

O grupo islamista radical Al-Shabaab (movimento afiliado ao grupo terrorista Al-Qaeda e proibido na Rússia) assumiu a responsabilidade pelo ataque. Segundo o jornal, houve relatos de disparos após a explosão cometida pelo terrorista suicida. A polícia segue no local do atentado.
A região da praia de Lido, que abriga diversos hotéis e restaurantes de luxo, é frequentada por empresários e autoridades do país. O local já foi alvo de outros atentados terroristas.
Um membro armado do grupo militante Al-Shabab participa de um comício na Somália (foto de arquivo)
Panorama internacional
Autoridades ficam feridas em ataque na capital da Somália por militantes do Al-Shabab

Qual é a situação atual da Somália?

País que vive uma guerra civil há mais de 30 anos, a Somália tem uma das situações mais preocupantes do mundo, e o governo local já perdeu o controle de parte do território para forças rebeldes. Com isso, até a capital somali passou a ser alvo de atentados terroristas.
Em março, militantes do Al-Shabab invadiram um hotel próximo ao palácio presidencial em Mogadíscio, ferindo vários funcionários e legisladores. Um carro-bomba foi detonado na ocasião, e até então a capital registrava raros ataques. Três pessoas morreram.
O secretário-geral do município de Mogadíscio, Feysal Arale, o diretor da estação de TV SMS, Hassan Adde, o porta-voz do governo somali, Farhan Mohamed Jimale, e o diretor-geral do Ministério da Justiça da Somália, bem como o chefe da unidade das forças policiais especiais e outros soldados, ficaram feridos durante o ataque.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar