O atentado ocorreu no fim da noite (pelo horário da Somália), e foram encontrados vários corpos na praia em frente ao hotel. O número de mortos ainda pode subir.
"Pelo menos 20 mortos em uma enorme explosão que sacudiu, na noite de sexta-feira, o popular hotel Beach View, em Mogadíscio, na praia de Lido", comunicou o meio na rede social X (antigo Twitter).
O grupo islamista radical Al-Shabaab (movimento afiliado ao grupo terrorista Al-Qaeda e proibido na Rússia) assumiu a responsabilidade pelo ataque. Segundo o jornal, houve relatos de disparos após a explosão cometida pelo terrorista suicida. A polícia segue no local do atentado.
A região da praia de Lido, que abriga diversos hotéis e restaurantes de luxo, é frequentada por empresários e autoridades do país. O local já foi alvo de outros atentados terroristas.
Qual é a situação atual da Somália?
País que vive uma guerra civil há mais de 30 anos, a Somália tem uma das situações mais preocupantes do mundo, e o governo local já perdeu o controle de parte do território para forças rebeldes. Com isso, até a capital somali passou a ser alvo de atentados terroristas.
Em março, militantes do Al-Shabab invadiram um hotel próximo ao palácio presidencial em Mogadíscio, ferindo vários funcionários e legisladores. Um carro-bomba foi detonado na ocasião, e até então a capital registrava raros ataques. Três pessoas morreram.
O secretário-geral do município de Mogadíscio, Feysal Arale, o diretor da estação de TV SMS, Hassan Adde, o porta-voz do governo somali, Farhan Mohamed Jimale, e o diretor-geral do Ministério da Justiça da Somália, bem como o chefe da unidade das forças policiais especiais e outros soldados, ficaram feridos durante o ataque.