As moedas de ouro foram encontradas em uma sala sob uma casa na antiga cidade grega de Notion, no oeste da Turquia. Elas retratam a figura de um arqueiro ajoelhado, um elemento de design usado no dárico persa – uma moeda de ouro emitida pelo Império Persa.
A moeda foi provavelmente cunhada em Sardis, situada a 97 km a nordeste de Notion, de acordo com um comunicado da Universidade de Michigan. Os pesquisadores acham que os mercenários usaram as moedas como pagamento, mas não está claro por que eles o enterraram, avança Live Science.
"A descoberta de um achado tão valioso em uma escavação arqueológica controlada é muito rara", disse Christopher Ratte, professor de arte e arqueologia mediterrânea antiga na Universidade de Michigan e diretor do Notion Archaeological Survey, o projeto que levou à descoberta das moedas, detalha comunicado.
"Ninguém nunca enterra um tesouro de moedas, especialmente de moedas de metais preciosos, sem a intenção de recuperá-lo. Por isso, apenas o mais grave infortúnio pode explicar a preservação de tal tesouro."
Algumas pistas estilísticas indicam que as moedas foram cunhadas algures durante o século V a.C. – uma marca temporal que os arqueólogos estão usando para ajudar a revelar a sequência de eventos que levaram ao enterramento do tesouro. "Segundo o historiador grego Xenofonte, um único dárico equivalia ao pagamento de um soldado por um mês", detalhou o arqueólogo.
Nos últimos anos, o local tem sido uma área de concentração de descobertas de artefatos, incluindo fragmentos de cerâmica, também do século V a.C.