Erétria foi fundada na ilha grega de Eubeia, emergindo como uma pólis (cidade-Estado) e centro comercial importante dos séculos VI e V a.C.
A cidade foi descrita como tendo estado envolvida em vários eventos históricos significativos. Foi indicada por Homero na Ilíada como uma das cidades gregas que enviaram navios para lutar na Guerra de Tróia, escreve Heritage Daily.
Em escavações recentes, conduzidas pelo Ministério da Cultura da Grécia, foi descoberto um edifício perto do santuário de Apolo Dafnéforo, o Bairro das Ânforas Panatenaicas e a Casa dos Mosaicos.
Piso de mosaico feito de seixos retratando sátiros é descoberto na antiga cidade grega de Erétria
© Foto / YPPO
Dentro do interior do edifício, os arqueólogos encontraram um piso de mosaico feito de seixos naturais, bem como paredes que se mantiveram nos lados sul e leste. O mosaico representa um círculo preto e dois sátiros nus, espíritos da natureza com orelhas e uma cauda que se assemelham às de um cavalo.
Sátiros eram considerados acompanhantes do deus Dionísio, que teriam habitado florestas, montanhas e pastagens.
Piso de mosaico feito de seixos retratando sátiros é descoberto na antiga cidade grega de Erétria
© Foto / YPPO
Mais tarde, durante a era cristã entre os séculos V e VI d.C., a área do edifício foi usada como cemitério, onde foram identificados cinco túmulos no interior e mais cinco tumbas adjacentes à parede sul exterior.