- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil critica incursão israelense à Esplanada das Mesquitas: 'Atos inflamatórios e provocativos'

© AP Photo / Jon GambrellMuro das Lamentações, ao lado da Esplanada das Mesquitas, local sagrado dos muçulmanos, na Cidade Velha de Jerusalém. 16 de outubro de 2023.
Muro das Lamentações, ao lado da Esplanada das Mesquitas, local sagrado dos muçulmanos, na Cidade Velha de Jerusalém. 16 de outubro de 2023.  - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2024
Nos siga no
O governo brasileiro lançou uma nota neste sábado (8) em que anuncia ter tomado "conhecimento, com preocupação", de nova incursão do ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, acompanhado de milhares de manifestantes, à Esplanada das Mesquitas ("Haram-El-Sharif"), na semana passada.
O evento marcou a “Marcha das Bandeiras”, evento que celebrou o aniversário de 57 anos da ocupação de Jerusalém Oriental por Israel.
"O governo brasileiro lamenta que, em meio à tragédia humanitária na Faixa de Gaza, ainda haja disposição de segmentos extremistas da sociedade israelense para praticar atos inflamatórios e provocativos, que contribuem apenas para afastar ainda mais as perspectivas de paz na região", diz a nota.
Andrei Kozlov, 27, à esquerda, e Almog Meir Jan, 21, dois dos quatro reféns resgatados, chegam de helicóptero ao Centro Médico Sheba em Ramat Gan , Israel, 8 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2024
Panorama internacional
Israel resgata 4 reféns capturados pelo Hamas; mais de 200 palestinos morrem em megaoperação
Segundo o Itamaraty o status quo histórico da Esplanada das Mesquitas (“Haram-El-Sharif”) e à custódia haxemita dos sítios sagrados islâmicos e cristãos de Jerusalém Oriental devem ser respeitados. O local também é conhecido como Monte do Templo e centro Mesquita de Al-Aqsa.
Ao concluir a declaração, o governo do Brasil reafirmou o compromisso com a solução de dois Estados, com um "Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital".
Na quinta-feira (5), Ben-Gvir discursou para milhares de colonos durante a marcha anual para marcar a ocupação da cidade por Israel em 1967. A comunidade internacional não a reconhece como capital de Israel.
A Palestina busca o reconhecimento de seu Estado independente em territórios na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e na Faixa de Gazaterritórios ocupados por Israel desde 1967, na Guerra dos Seis Dias.
Israel se recusa a reconhecer o Estado palestino como uma entidade diplomática independente, ao contrário de 136 dos 193 países membros da ONU, inclusive a Rússia e o Brasil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала