Além do presidente iraniano, a autoridade russa se reúne também com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali-Akbar Ahmadian, e com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri.
Em declaração à imprensa, Masoud Pezeshkian afirmou que a Rússia "é um dos países que apoia a nação iraniana em tempos difíceis".
"O desenvolvimento das relações com este parceiro estratégico é uma das prioridades da política externa da República Islâmica do Irã […]. É necessário acelerar a implementação dos acordos celebrados entre os dois países", disse o presidente, segundo a agência iraniana IRNA.
Pezeshkian afirmou ainda que "a cooperação na criação de um mundo multipolar levará à promoção da paz e segurança globais".
Sergei Shoigu, por sua vez, disse que o Irã está entre os aliados-chave e estratégicos da Rússia na região, e acrescentou que as relações entre os dois países estão crescendo em todos os domínios.
Também participou do encontro Aleksandr Mikheyev, chefe de exportações e importações da estatal russa Rosoboronexport.
Enquanto isso, o comandante do Comando Central do Exército dos EUA (CENTCOM, na sigla em inglês) Michael Kurilla, chegava a Israel para discutir questões de segurança e possíveis ameaças na região.
Na última semana, o líder político do movimento palestino Hamas foi assassinado por um ataque aéreo enquanto visitava Teerã para a cerimônia de posse do novo presidente. O Irã considerou Israel responsável pelo bombardeio e prometeu vingança.