Panorama internacional

Juventude do G20 vai discutir desafio da inteligência artificial e subemprego na cúpula do Y20

O futuro do mundo do trabalho, afetado pela emergência da inteligência artificial e o avanço da desregulamentação de direitos trabalhistas, é uma pauta que aflige em especial a população mais jovem.
Sputnik
AO tema fará parte das discussões da cúpula do Youth20 (Y20), o grupo oficial da juventude do G20, entre os dias 10 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro.

"As novas tecnologias e a inteligência artificial, ao mesmo tempo em que expandem horizontes, alteram cadeias produtivas e impõem novos desafios no mundo do trabalho. É papel do G20 discutir essa realidade, colocando em primeiro plano as juventudes — hoje, proporcionalmente mais afetadas pelo desemprego e pelo emprego de baixa qualidade", aponta Pedro Duval, secretário executivo do Y20.

Duval destaca ainda que a desregulação da economia e as desigualdades condenam os jovens a subempregos sem proteção social e impede a qualidade de vida dos jovens na periferia capitalista. "A falta de condições para a formação e capacitação dos jovens impede que se rompam ciclos de pobreza nesses mesmos países", destaca.
Notícias do Brasil
Haddad: tributação das grandes fortunas do G20 será incluída em declaração final, apesar dos EUA
Para Guilherme de Rosso Manços, um dos representantes da delegação do Brasil no Y20, ciência, tecnologia e inovação são essenciais para o desenvolvimento de soluções escaláveis e duradouras para os grandes desafios que a sociedade enfrenta hoje e, por isso, é tão importante que a juventude brasileira incida nas discussões do G20 por meio do Y20.

"As discussões sobre inteligência artificial no Y20 se tornam cada vez mais importantes na medida em que o Brasil acaba de lançar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial [PBIA]. Considerando os riscos e as oportunidades das tecnologias emergentes, as juventudes entendem que os países devem investir em pesquisa e promover o uso de inovações para a paz, para a sustentabilidade e para a redução das desigualdades", afirma Manços.

Lideranças globais devem prestigiar

Segundo um comunicado do Y20, já estão confirmadas a presença de importantes lideranças globais, como o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos da Juventude, Felipe Paullier; o secretário-Geral da Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ), Max Trejo; a presidente da Youth Climate Champion, Leyla Hasanova; e o secretário-geral da União Pan-Africana da Juventude (PYU, na sigla em inglês), Bening Ahmed Wiisichong.
Notícias do Brasil
Avanços tecnológicos do BRICS 'desafiam a dominância do G7 em inovação', diz Dilma em evento do G20
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar