- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Apagão cibernético evidencia urgência de regulação da Inteligência Artificial, diz Pacheco

© Foto / Pedro França / Agência SenadoRodrigo Pacheco concede entrevista ao término da sessão solene do Congresso Nacional em comemoração aos 35 anos da Constituição de 1988
Rodrigo Pacheco concede entrevista ao término da sessão solene do Congresso Nacional em comemoração aos 35 anos da Constituição de 1988 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2024
Nos siga no
Ao comentar a pane cibernética mundial que ocorreu nesta sexta-feira (19), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG),
"Causa-nos apreensão os efeitos do apagão cibernético que atingiu operações de transporte, saúde e bancárias em regiões do planeta e no Brasil. Que os responsáveis atuem de maneira célere e transparente para o restabelecimento dos serviços e, principalmente, da segurança adequada aos usuários. A conectividade contribui para a amplitude de serviços essenciais do cotidiano. Mas quando há uma falha, a reação em cadeia é prejudicial a milhares de pessoas", afirmou Pacheco, em declaração oficial.
As maiores empresas aéreas americanas relataram um grande mau funcionamento e suspenderam voos. Em seguida, os relatórios de possíveis atrasos de voos começaram a vir da Europa. Brasil enfrentou problemas em companhia aéreas, bancos e instituições como aplicativos bancários e sistemas de hospital, em menor escala que nos EUA e na Europa.
O motivo foi uma falha na atualização de conteúdo relacionada ao sensor de segurança da empresa CrowdStrike Falcon, usado para detectar invasões de hackers, e é utilizado por empresas como a Microsoft, proprietária do Windows.
A empresa responsável pela falha nos sistemas Windows, utiliza inteligência artificial no aperfeiçoamento dos seus serviços de segurança cibernética.
Autor do projeto que regulamenta a inteligência artificial no Brasil (PL 2.338/2023), Pacheco pediu que o país aprove uma legislação para o setor. O projeto está na Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA) no Senado e a votação foi adiada pela terceira vez na última semana por divergências:
"Esse ambiente nos alerta para os riscos da segurança cibernética, e nos lembra ser essencial a regulamentação da inteligência artificial, projeto de minha autoria, para que tenhamos um cenário mais claro, seguro e adequado em relação ao uso de ferramentas virtuais e seus efeitos práticos sobre a sociedade", acrescentou.
Écran mostra mensagem de recuperação do Microsoft Windows no aeroporto internacional de Barajas em Madri, Espanha, 19 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2024
Panorama internacional
Falha da Microsoft causa queda de sistemas cibernéticos ao redor do mundo (VÍDEOS)
O texto define "sistema de inteligência artificial" como um sistema baseado em máquina que infere, a partir de dados, resultados que influenciam o ambiente virtual ou real.
O documento apresenta um sistema de classificação de riscos, similar ao europeu AI Act e ao AI Executive Order, dos Estados Unidos, mas com abordagem híbrida que considera as especificidades brasileiras.
O projeto garante direitos às pessoas e aos grupos afetados pela IA, como direito à informação prévia, à privacidade, à participação humana em decisões de inteligência artificial e à não discriminação.
Dentre as proibições, destacam-se o uso de IA para manipulação prejudicial à saúde, sistemas de armas autônomas sem controle humano e análise de personalidade para avaliação de riscos criminais. Além disso, é proibida a criação de materiais que representem exploração sexual infantil.
O texto propõe ainda criação de um Sistema Nacional de Regulação e Governança de IA (SIA), com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) como a principal entidade reguladora. A ANPD seria responsável por criar critérios de avaliação de riscos e supervisionar os sistemas de IA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала