Panorama internacional

'Novo mundo é possível em outra visão': deputado venezuelano destaca a importância do BRICS

Os países do BRICS não só constituem uma opção para a Venezuela diante das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas também para o mundo, disse o deputado venezuelano Diosdado Cabello.
Sputnik

"O BRICS não é apenas a alternativa para a Venezuela, é a alternativa para o mundo [...], é a alternativa de que um novo mundo é possível em outra visão", disse Cabello, vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), durante uma coletiva de imprensa transmitida pelo canal estatal venezuelano de televisão.

Cabello fez este comentário depois de ser consultado sobre o que significaria para a Venezuela entrar no bloco em meio ao bloqueio econômico ou ao possível aumento das sanções por parte dos Estados Unidos.
Na sexta-feira (2), Caracas informou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou Maduro para participar da reunião do BRICS na cidade russa de Kazan nos dias 23 e 24 de outubro, para considerar áreas de cooperação multilateral.
A Venezuela espera juntar-se neste ano, no encontro em Kazan, como membro de pleno direito do bloco fundado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Panorama internacional
BRICS pode vir a ter sistema de pagamento internacional já em outubro, segundo autoridade russa
Neste sentido, Caracas considerou que será um parceiro confiável do BRICS com "lealdade comprovada" e os princípios de independência, amizade, solidariedade e interesses partilhados defendidos pela organização.
O governo venezuelano assegurou que espera contribuir com os seus recursos naturais para os países do bloco para promover projetos comuns de desenvolvimento econômico.
No dia 1º de janeiro, a Rússia assumiu a presidência rotativa do BRICS para 2024, ano que começou com a admissão de novos membros.
A presidência russa do grupo é exercida sob o lema do fortalecimento do multilateralismo em prol de um desenvolvimento global justo e seguro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar