Notícias do Brasil

Avião com 57 passageiros e 4 tripulantes cai no interior de São Paulo; não há sobreviventes (VÍDEOS)

Conforme as primeiras informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo, aeronave caiu em Vinhedo e sete equipes da corporação estão empenhadas na ocorrência. Em entrevista coletiva cedida por volta das 16h30 desta sexta-feira (9), a corporação confirmou a morte de todos os passageiros e tripulantes. Corpos ainda permaneciam no local nesse horário.
Sputnik
Um avião bimotor caiu hoje (9) em um bairro de Vinhedo, no interior de São Paulo, próximo à Rodovia SP-324. O acidente ocorreu em área residencial, mas pelas informações preliminares não atingiu nenhuma estrutura. Também chovia quando ocorreu o acidente aéreo.
A Voepass Linhas Aéreas confirmou a ocorrência com o voo 2283, que estava com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Conforme a empresa, "todos os meios para apoiar os envolvidos" foram acionados e "não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".
Notícias do Brasil
Avião da Embraer é eleito a mais elegante aeronave em show aéreo militar na Inglaterra
Mais cedo, o portal g1, que citou a Polícia Militar, informou que a aeronave envolvida no acidente é o modelo ATR-72, que tem capacidade para comportar até 68 passageiros, e seguia de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.
Hospitais foram mobilizados na região para receber possíveis feridos, e os bombeiros seguem no local com sete equipes. O embarque ocorreu por volta das 12h00, e a previsão era que o avião chegasse a Guarulhos às 13h50, no horário de Brasília.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) declarou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado "para atuar na queda da aeronave".

"Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a ação inicial da ocorrência", acrescentou.

Segundo nota emitida pelo aeroporto de Cascavel, a companhia aérea Passaredo "é o único órgão que detém informações oficiais".

"Uma operação-padrão de emergência regida pela equipe do aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas", complementa o comunicado.

Lula lamenta ocorrido; Tarcísio anuncia volta ao Estado

Enquanto participa de um evento em Itajaí (SC), o presidente iniciou seu discurso falando sobre o acidente e pedindo um minuto de silêncio.

"Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e que eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes e parece que todos morreram", desolou.

Nas suas redes sociais, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que é uma notícia muito triste.
"Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", escreveu Lula.
Panorama internacional
Se Caracas der aval, Brasil 'tem avião pronto' para enviar militares à Venezuela, diz Defesa
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo informou que "o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes".

Sem sobreviventes

À GloboNews, a Prefeitura de Valinhos, que faz divisa com a cidade de Vinhedo, informou "que não há sobreviventes".
Questionada pela Sputnik Brasil, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Valinhos confirmou a informação repassada pela administração do município vizinho.

"Informamos que não há sobreviventes, e os corpos estão sendo levados para o IML [Instituto Médico Legal] de Campinas", diz a nota enviada à redação da Sputnik.

Voepass

A Voepass Linhas Aéreas publicou um comunicado em que afirma que ainda não há confirmação de como o acidente ocorreu e que a aeronave decolou sem restrição operacional e com todos os sistemas aptos para a realização do voo. Por volta das 17h40, a companhia disse que o número de vítimas é de 61 pessoas.
Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (9), CEO da companhia, Eduardo Busch, e o diretor de operações, Marcel Moura, disseram que a aeronave operava em boas condições.
"Ela fez a manutenção de rotina na noite anterior e saiu daqui [Ribeirão Preto] sem nenhum tipo de problema técnico que inviabilizasse sua aeronavegabilidade. A aeronave estava perfeitamente aeronavegável".

Presidente Lula decreta luto de 3 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias pelas vítimas do desastre aéreo. "Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país", escreveu o presidente em uma publicação nas redes sociais.
Os governadores de São Paulo e Paraná, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Junior (PSD), também decretaram luto de três dias em seus respectivos estados, após o acidente aéreo que matou 61 pessoas em Vinhedo (SP).
"Queremos manifestar nossa solidariedade às famílias. Estamos fazendo todo o trabalho de perícia e remoção dos corpos de Vinhedo para o IML Central de São Paulo, onde há mais estrutura para os exames necessários", declarou o Tarcísio.
"O estado vai disponibilizar acomodações para as pessoas e temos o trabalho de assistentes sociais e psicólogos para dar todo o suporte para as famílias. É nosso objetivo no momento", acrescentou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar