Panorama internacional

Mercosul e China retomam conversações; reunião está marcada para segunda-feira no Uruguai

O governo uruguaio informou nesta sexta-feira (9) que a presidência rotativa pro tempore do Mercosul marcou para a próxima segunda-feira (12), em Montevidéu, um encontro com autoridades chinesas.
Sputnik
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, esta será a VII Reunião do Mecanismo de Diálogo entre os Estados Partes do bloco e a República Popular da China.
Ainda segundo o ministério, estreitar as relações da região com o país asiático é uma das "principais prioridades" do Uruguai na presidência temporária do bloco.

"Entendemos que uma instância de diálogo com a segunda maior economia do mundo e um dos principais parceiros comerciais da região deverá permitir a identificação de instrumentos que melhorem a nossa integração comercial com aquele país", argumentou o ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, no Reunião do Conselho do Mercosul, realizada em 7 de julho de 2024.

O subsecretário de Relações Exteriores Nicolás Albertoni chefiará a delegação uruguaia, e a vice-ministra das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, representará o gigante asiático.
Na terça-feira (6), o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, reuniu-se com o ministro do Departamento Internacional do Partido Comunista da China, Liu Jianchao.
Lacalle Pou já havia declarado em julho que, a partir da presidência do Mercosul, tentaria retomar o diálogo com a China, com o intuito de chegar a um acordo comercial.
Panorama internacional
Uruguai assina acordo de 'ampla parceria estratégica' com a China em meio a incerteza com Mercosul
Além disso, desde que assumiu o cargo, em março de 2020, Lacalle Pou tem procurado flexibilizar o Mercosul para negociar acordos comerciais bilaterais, proposta que sofre resistência de alguns países do bloco.
O presidente uruguaio propôs um acordo de livre comércio com a China pela primeira vez em 2021 para aumentar exportações uruguaias de matérias-primas, bens industriais e tecnologia.
O governo do Brasil está disposto a apoiar a abertura de negociações para um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a China, em linha com a proposta do Uruguai. Em visita ao Uruguai em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ser favorável a um acordo entre o Mercosul e a China em um plano para modernizar e abrir o bloco comercial sul-americano a outras regiões.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar