Panorama internacional

Manila e Pequim 'atiram' acusações mútuas após novo incidente no mar do Sul da China

As Filipinas conduziram um avião sobre o atol Shoal para o que disseram ser uma atividade rotineira, algo que recebeu críticas da China, que disse estar conduzindo treinamentos nas proximidades.
Sputnik
Manila e Pequim trocaram no sábado (10) acusações, após um encontro entre seus aviões em uma área disputada no mar do Sul da China.
O Exército das Filipinas condenou veementemente as "ações perigosas e provocativas" da Força Aérea chinesa.
Duas aeronaves da Força Aérea da China executaram uma manobra perigosa e lançaram sinalizadores no caminho de uma aeronave da Força Aérea das Filipinas que realizava uma patrulha rotineira sobre o atol Shoal na manhã de quinta-feira (8), afirmaram os militares filipinos em um comunicado.
Tal situação teria colocado "em risco a vida de nosso pessoal que realizava operações de segurança marítima recentemente dentro das zonas marítimas das Filipinas", disse Romeo Brawner, chefe das Forças Armadas das Filipinas, acrescentando que a aeronave chinesa interferiu em operações de voo legais e violou a lei internacional sobre segurança da aviação.
Panorama internacional
MRE da China adverte as Filipinas sobre o destacamento de mísseis intermediários dos EUA no país
Trata-se da primeira vez desde que o presidente Ferdinand Marcos Jr. assumiu o cargo em 2022 que as Filipinas reclamam de ações perigosas de aeronaves chinesas, e não só sobre navios da Marinha ou da Guarda Costeira.

Declarações da China

A aeronave filipina, apesar dos repetidos avisos da China, insistiu em invadir ilegalmente o espaço aéreo da ilha Huangyan, interrompendo as atividades de treinamento, anunciou no sábado (10), por sua vez, o Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês.
As forças navais e aéreas da China realizaram identificação, rastreamento, advertência e expulsão em conformidade com a lei, acrescentou.
"A operação no local foi profissional, obedeceu às normas, foi legítima e legal", disse o ELP, pedindo às Filipinas que parem com as infrações e provocações.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar