A razão para a possível renúncia de Zarif pode ser as discordâncias sobre a composição do novo gabinete do país. Pezeshkian, que foi eleito no mês passado, apresentou ao parlamento do país uma lista de políticos dos quais ele propôs formar um novo gabinete. Dos 19 candidatos propostos, apenas um é mulher.
"Não estou satisfeito com o resultado do meu trabalho e estou envergonhado por não ter conseguido obter a opinião dos comitês e a presença de mulheres, jovens e parentes de uma maneira adequada, como prometi. Claro, ainda restam alguns vice-presidentes, que espero que compensem essa falha", disse Zarif em sua conta na plataforma X.
Zarif desejou sucesso aos representantes do novo governo e agradeceu ao presidente pela oportunidade de participar da seleção dos candidatos para o gabinete.
Masoud Pezeshkian venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Irã, tornando-se o nono presidente do país. As eleições ocorrem um ano antes do previsto, por conta da morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero em 19 de maio de 2024.