Laodiceia foi uma cidade grega antiga no rio Lycus, localizada na atual província de Denizli, na Turquia. A cidade foi fundada entre 261-253 a.C. por Antíoco II Theos, rei do Império Seleucida, em homenagem a sua esposa Laodice. Entretanto, a urbe acabou por ser anexada pela República Romana em expansão em 129 a.C.
Os muitos edifícios sobreviventes de Laodicea incluem estádio, casas de banho, templos, dois teatros e o buleutério – uma espécie de Senado, ecreve Heritage Daily.
Recentes escavações conduzidas, lideradas pelo professor Celal Simsek da Universidade de Pamukkale, revelaram uma rara coleção de estátuas pintadas de Cila durante os trabalhos de restauração do edifício do palco no Teatro Ocidental.
"Estas esculturas extraordinárias são muito importantes por serem obras raras que refletem o estilo barroco do período helenístico e sobreviveram até os dias de hoje com suas pinturas originais", disse em um comunicado de imprensa Mehmet Nuri Ersoy, ministro da Cultura e Turismo da Turquia.