Panorama internacional

Exercícios conjuntos de Rússia e China causam preocupação nos EUA, diz jornal

Os exercícios militares conjuntos da Rússia e da China estão causando séria preocupação em Washington por causa da despreparação dos estrategistas dos EUA para a crescente cooperação militar entre os dois países, informa o The New York Times.
Sputnik
"Sua crescente interação [militar] está causando grande preocupação em Washington," afirma o artigo.
De acordo com o jornal, a estratégia dos EUA na região da Ásia-Pacífico por muitos anos não considerou uma possível cooperação entre Moscou e Pequim no campo militar. A atual parceria estratégica entre Rússia e China criará um contrapeso eficaz ao bloco pró-americano na região da Ásia-Pacífico.
Os exercícios militares russo-chineses Interação Marítima-2024 ocorreram de 15 a 17 de julho nas águas do mar do Sul da China.

"O exercício atual, que durará até meados de julho, tem como objetivo demonstrar a determinação e a capacidade de ambas as partes de combater conjuntamente as ameaças à segurança marítima e preservar a paz e a estabilidade globais e regionais", disse o comunicado do Ministério da Defesa da China na época.

Panorama internacional
Marinha chinesa garante poder regional, mas precisa de Rússia para projeção global, diz analista
Durante as manobras foram conduzidos cerca de 30 exercícios de combate, incluindo fogo de artilharia conjunta contra alvos marítimos, costeiros e aéreos.
A China tem repetidamente afirmado que são os EUA que estão provocando tensões na região da Ásia-Pacífico. Ao mesmo tempo, Moscou e Pequim enfatizaram repetidamente que sua cooperação em defesa não é dirigida contra países terceiros.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar