Notícias do Brasil

MPT critica proposta que aumenta jornada de trabalho de aeronautas após acidente aéreo em São Paulo

A medida está em discussão através de uma consulta pública na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em meio ao acidente com aeronave da Voepass que provocou a morte de 62 pessoas.
Sputnik
O Ministério Público do Trabalho (MPT) reafirmou nesta quarta-feira (14) posição contrária ao projeto que aumenta a jornada de trabalho para os aeronautas. Também está em debate na ANAC a redução do intervalo de descanso dos pilotos.
"Profissionais que atuam no transporte aéreo devem ter jornada de trabalho reduzida para evitar os riscos decorrentes da fadiga, que impactam a saúde desses trabalhadores e a própria segurança operacional dos voos", declarou o órgão em nota divulgada pela Agência Brasil.
Em audiência pública realizada no fim de junho, a coordenadora da Coordenadora Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), Cirlene Luiza Zimmermann, já havia pontuado que a categoria já sofre com jornadas exaustivas e há risco que a situação fique ainda pior.

"A tendência mundial é de redução de jornadas, pois existe um problema global envolvendo a questão da saúde mental dos trabalhadores. No transporte aéreo, a questão está diretamente ligada à segurança da sociedade", disse Cirlene na audiência, frisando que, dadas as suas características, o trabalho dos aeronautas já envolvem grande "risco de lesões ou agravos à saúde, resultando, por exemplo, em estresse, problemas do ciclo circadiano do sono, afetação do humor, memória, cansaço psicológico e físico [desgaste mental], cânceres, fadiga muscular, doenças respiratórias e cardíacas", declarou à Agência Brasil.

Já a ANAC declarou que a revisão das regras trabalhistas busca "aprimorar a norma que regula o tema, aperfeiçoar as possibilidades de negociação entre profissionais e empresas e promover melhores condições para o fomento de jornadas mais produtivas".
Notícias do Brasil
Avião com 57 passageiros e 4 tripulantes cai no interior de São Paulo; não há sobreviventes (VÍDEOS)

Acidente com bimotor em Vinhedo

Um avião bimotor caiu na última sexta (9) em um bairro de Vinhedo, no interior de São Paulo, próximo à Rodovia SP-324. O acidente ocorreu em área residencial, mas pelas informações preliminares não atingiu nenhuma estrutura. Também chovia quando ocorreu o acidente aéreo.
Hospitais foram mobilizados na região para receber possíveis feridos, e os bombeiros seguem no local com sete equipes. O embarque ocorreu por volta de 12h00, e a previsão era que o avião chegasse a Guarulhos às 13h50, no horário de Brasília.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar