Panorama internacional

Especialista: Turquia pode usar plano B para os S-400 russos 'sem prejudicar relações' com Rússia

O sistema de mísseis antiaéreos S-400 da Rússia
O conhecido político turco Javit Caglar afirmou anteriormente que Ancara deveria vender os S-400 russos que adquiriu. No entanto, tal medida seria extremamente equivocada em relação às necessidades da Turquia e causaria danos irreparáveis às relações russo-turcas, observam os especialistas.
Sputnik
Ancara poderia ter um plano B em relação aos sistemas de defesa aérea S-400 adquiridos de Moscou, enfatiza o analista político turco Engin Ozer à Sputnik. Segundo ele, a Turquia pode implantá-los na Líbia, mas é praticamente impossível vendê-los a outro país, acrescenta.
"De fato, de acordo com o tratado, a Turquia não pode transferir, vender ou ceder a utilização destes sistemas a terceiros países. Caglar menciona que as vendas podem ser feitas com a permissão da Rússia, mas Moscou produz ela própria estes sistemas e os vende aos seus aliados", destaca Ozer.
À medida que a pressão sobre o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan se intensifica, Ancara poderá lançar um plano alternativo para os sistemas russos, acredita o especialista.

"A implantação de sistemas S-400 na região da Líbia para proteger o aeroporto onde estão implantados os sistemas de aeronaves não tripuladas das Forças Armadas turcas poderia contribuir para resolver este problema sem violar o cumprimento do acordo e sem prejudicar as relações com Moscou. Por outro lado, como os sistemas estão localizados na Líbia, os radares e os sistemas de defesa aérea ativados fora do espaço aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] poderiam permitir que Ancara escapasse das sanções", afirma Ozer.

Membro da delegação da Turquia ajusta a bandeira antes de um discurso do presidente turco Recep Tayyip Erdogan durante cúpula da OTAN em Madri, Espanha, 30 de junho de 2022
Panorama internacional
Sistema de defesa aérea da Turquia não deve ser subordinado à OTAN, diz mídia
Em 2017, a Rússia e a Turquia assinaram o primeiro contrato para um primeiro lote de S-400 no valor de US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 13,6 bilhões), com opção de compra de outro lote. As primeiras entregas foram feitas em 2019.
O contrato para a entrega do segundo lote de S-400 já havia sido assinado e começava a ser implementado, informou o diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Dmitry Shugaev, à Sputnik em 2022.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar