O Departamento de Defesa dos EUA "tem visto um aprofundamento da cooperação e das relações entre a Rússia e o Irã", disse aos jornalistas a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, comentando a recente visita do secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, à República Islâmica do Irã, em 5 de agosto.
"Embora eu não possa especular o que esta visita implica, sabe que vimos essas visitas de líderes acontecerem ao longo dos últimos dois anos", acrescentou ela, em uma aparente referência ao encontro entre o presidente russo Vladimir Putin e ex-presidente iraniano Ebrahim Raisi.
Shoigu visitou o Irã no início deste mês para discutir questões de segurança global e regional, bem como as relacionadas com o comércio bilateral e a cooperação econômica.
Por sua vez, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, recentemente enfatizou que a Rússia tem consistentemente apoiado o Irã "durante tempos difíceis" e que Teerã "valoriza profundamente essa amizade".
Pezeshkian também denominou a Rússia como um aliado estratégico do Irã, acrescentando que seu governo continuará comprometido com o aumento da cooperação entre Teerã e Moscou, especialmente dentro dos quadros do BRICS, da Organização para Cooperação de Xangai (da qual o Irã é membro) e da União Econômica Eurasiática.