Panorama internacional

Europa não conseguiria ajudar Taiwan por causa da Ucrânia, diz mídia

Os países europeus já aplicaram todo o seu esforço para apoiar Kiev, e não têm nem mesmo a capacidade de financiar suas forças armadas, de acordo com um jornal britânico.
Sputnik
Os países europeus, por causa da ajuda à Ucrânia, não poderão fornecer apoio militar a Taiwan no caso de uma escalada do conflito entre a ilha e a China, escreveu na quinta-feira (15) o jornal britânico i.
"Tudo foi investido no projeto ucraniano", disse, acrescentando que "estamos operando no limite dos recursos e não há como fornecer muita ajuda se as tensões em Taiwan se transformarem em conflito", disse o jornal citando fontes militares e diplomáticas.
Uma fonte diplomática europeia em Taiwan fez uma observação semelhante. De acordo com ela, nessa questão "os países europeus não desempenham nenhum papel do ponto de vista militar [...]. Nós [Europa] não temos nem mesmo a capacidade de suprir nossas próprias forças armadas e apoiar a Ucrânia”.
Panorama internacional
EUA desestimulam a China a atacar Taiwan, diz Casa Branca
Os acordos concluídos entre os EUA e Taiwan preveem que o lado americano será obrigado a intervir para proteger a soberania da ilha em caso de escalada na região. Segundo o i, que citou um funcionário do Departamento de Estado dos EUA, a questão está causando "estresse significativo" para Washington, que gostaria de ter mais envolvimento do Reino Unido e de outros parceiros europeus. Além disso, as agências de inteligência britânicas e americanas acreditam que a China está planejando se preparar para anexar a ilha até 2027.
De acordo com duas fontes de inteligência dos EUA e um diplomata europeu, estão em andamento conversas sobre como o Reino Unido e a Europa podem ajudar Taiwan contra a China, mas a situação atual está causando frustração nos círculos diplomáticos dos EUA.
"Ajudamos a financiar a batalha para defender a Europa a um alto custo político e econômico, agora precisamos de um favor em troca", disse uma fonte de inteligência do país norte-americano.
Uma das áreas que os diplomatas europeus estão considerando poderia ser ajudar Taiwan a aumentar a resistência da ilha a ameaças externas e preparar a população local para o conflito, conforme sugeriram duas fontes diplomáticas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar