O Comando Espacial do Reino Unido realizou na sexta-feira (16) à noite um lançamento bem-sucedido de seu primeiro satélite de reconhecimento interno, o Tyche, capaz de capturar imagens e vídeos diurnos da Terra, de acordo com um comunicado divulgado no sábado pelo governo britânico.
O Tyche foi lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, EUA, pela empresa norte-americana, SpaceX em um foguete Falcon 9 reutilizável, como parte da missão Transporter 11.
"Um satélite do Reino Unido para apoiar operações militares foi lançado ontem à noite com sucesso ao espaço. Chamado Tyche, o satélite é o primeiro satélite do Comando Espacial do Reino Unido que pode fazer imagens diurnas e gravações de vídeo da superfície da Terra", disse o comunicado.
Espera-se que o satélite aprimore a capacidade de inteligência do país.
"Como o conflito na Ucrânia demonstrou, o uso do espaço sideral tem importância fundamental para as operações militares. Tyche é o primeiro satélite lançado no âmbito do programa espacial de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento [ISR, na sigla em inglês] do Ministério da Defesa [britânico], que prevê constelações de satélites e sistemas terrestres de apoio até 2031”, diz o texto.
A declaração sublinhou que a espaçonave, do tamanho de uma máquina de lavar roupa, além de fins militares, será usada para monitorar desastres naturais, mapear e rastrear os efeitos da mudança climática.
O satélite operará em órbita baixa da Terra por cinco anos.
De acordo com relatos da mídia britânica, o país usa há muito tempo seu próprio sistema de comunicações por satélite Skynet, de última geração, mas para obter acesso a imagens de vigilância e reconhecimento, as Forças Armadas britânicas precisavam solicitar aliados, principalmente os Estados Unidos.