O Escritório de Projetos Aviastroitel russo está trabalhando em uma versão atualizada do Yak-52 que permitirá que uma das aeronaves esportivas mais populares seja usada não apenas para voos de treinamento, mas também para lutar contra veículos aéreos não tripulados (VANT).
De acordo com o chefe do projeto de modernização do Aviastroitel, Dmitry Motin, a aeronave de treinamento Yak-52 modernizada será atualizada para combater VANTs de ataque e reconhecimento.
"Hoje, um dos projetos prioritários do nosso departamento é a modernização da aeronave de treinamento Yak-52 para o Yak-52B2, capaz de combater VANTs. Atualmente, ele está aguardando um certificado de aeronavegabilidade da Rosaviatsiya [Agência Federal dos Transportes Aéreos da Rússia]", disse.
Segundo Motin, o conceito de modernização da aeronave inclui a instalação de novos equipamentos, incluindo um display multifuncional na cabine traseira.
"Equipamentos de navegação e controle, sistema de guerra eletrônica para bloquear canais de comunicação e radar serão modernizados", complementou.