Drones são largamente implantados em unidades de milícia chinesas durante exercícios, diz mídia
© Sputnik / Pavel Lisitsyn / Acessar o banco de imagensDrone kamikaze com visão de primeira pessoa (FPV, na sigla em inglês) nas mãos de um soldado russo na zona de operação militar especial
© Sputnik / Pavel Lisitsyn
/ Nos siga no
Vários tipos de drones foram implantados em exercícios recentes por várias unidades de milícia em toda a China, à medida que veículos aéreos não tripulados (VANT) se tornaram uma parte fundamental de vários serviços e ramos militares e policiais chineses, disseram observadores na segunda-feira (12).
De acordo com o Global Times (GT), em um movimento para integrar melhor os VANTs às forças de milícia do país, várias unidades de milícia em todo o país usaram drones durante exercícios, informou a Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês) no domingo (11).
Durante um exercício de milícia recente realizado na província de Jiangxi, no leste da China, simulando uma missão de combate, um destacamento de milícia se concentrou em praticar operações conjuntas e lidar com emergências, incluindo cursos de treinamento sobre o carregamento de suprimentos e reconhecimento usando drones, de acordo com a apuração.
Um evento militar recente na província de Guizhou, no sudoeste da China, organizou um exercício de implantação tática e um exercício de resgate de emergência usando drones, enquanto unidades de milícia usaram drones e robôs de demolição para conduzir buscas e resgates em uma área de resgate simulada para identificar e resgatar pessoal preso.
Na província de Anhui, no leste da China, tropas de milícias realizaram recentemente um exercício de confronto de tropas no mundo real. Eles se mobilizaram em regiões e forneceram suporte de comunicações de emergência a uma brigada do Exército de Libertação Popular (ELP) usando vários equipamentos novos, incluindo drones.
"Nós nos concentramos em campos que incluem especialistas, tecnologias de ponta e equipamentos avançados durante todo o exercício, realizando práticas que incluem o público para aprimorar as capacidades de combate", disse Bo Tao, um oficial de milícia que participou do exercício em Anhui, à CCTV.
Ainda segundo o canal, os drones apresentados nesses exercícios de milícia são principalmente VANTs multirrotores — aeronave com mais de dois rotores geradores de sustentação — de decolagem e pouso verticais de diferentes tamanhos. Observadores disseram que os menores podem ser operados por soldados individuais para missões de reconhecimento, enquanto os maiores podem ser úteis com missões de transporte ou retransmissão de comunicações.
Com drones demonstrando aplicações de reconhecimento e combate em conflitos recentes ao redor do mundo, e a China tendo cadeias industriais completas de desenvolvimento e produção de drones, serviços e filiais militares e policiais, incluindo milícias, começaram a usá-los, praticar com eles e desenvolver táticas com eles, disse um especialista militar chinês em condição de anonimato ao GT, na segunda-feira.
O ELP implantou drones e cães robôs em vários exercícios conjuntos com países estrangeiros neste ano, enquanto a polícia chinesa também usou esses equipamentos não tripulados em um exercício antiterrorismo conjunto da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) no mês passado.
De acordo com o especialista militar que falou à mídia chinesa, os drones estão se tornando cada vez mais um "equipamento padrão" para unidades de infantaria, assim como suas armas de fogo.