Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem estatueta de 8.000 anos em sítio neolítico na Turquia (FOTO)

Com escavações desde 2009, o sítio arqueológico tem uma riqueza abundante de achados que abrange os 7.000 a.C. ao início, além de camadas culturais dos períodos da Idade do Bronze, Romano e Bizantino.
Sputnik
De acordo com o portal Heritage Daily, as escavações em andamento desde 2009 sob a direção do professor dr. Ozlem Cevik do departamento de Proto-história e Arqueologia do Oriente Médio da Faculdade de Literatura da Universidade de Trakya, fizeram descobertas fascinantes ligadas à produção têxtil.
Até agora, os arqueólogos descobriram itens como selos, espirais de fuso e pesos de tear, indicando que Ulucak pode ser um dos mais antigos centros de produção têxtil na região do Egeu.
Estatueta feminina de 8.000 anos é encontrada em Ulucak Hoyuk, na Turquia
Acredita-se que as estatuetas encontradas tenham sido usadas em rituais de fertilidade para garantir uma boa colheita, depois das quais eram descartadas em fossos de lixo quando seu propósito cerimonial era cumprido. Elas também podem ter desempenhado um papel em rituais de nascimento e morte como totens mágicos potentes.
A estatueta mais recente mede pouco menos de dez centímetros de altura e foi encontrada enterrada em um poço ao lado de sílex (rocha sedimentar silicatada) e pedras de amolar em uma antiga habitação, mas ao contrário das anteriormente encontradas, que têm apenas olhos e narizes, a descoberta mais recente tem uma boca para enfiar barbante e ser usada como um colar.
Arqueólogos sugerem que a estatueta representava uma figura de alto status na comunidade, possivelmente um contador de histórias ou historiador oral, o que explica a boca grande.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar