Panorama internacional

Armas ocidentais usadas por Kiev no Sahel desestabilizam região, diz Mali

O representante permanente do Mali na ONU acusou a Ucrânia de estar contribuindo para a desestabilização do país e da região com suas ações.
Sputnik
Uma parte significativa das armas fornecidas pelo Ocidente à Ucrânia está alimentando o terrorismo no Sahel, advertiu na sexta-feira (30) o representante permanente do Mali na ONU, Issa Konfourou.
"Uma parte significativa das armas fornecidas à Ucrânia está, em última análise, alimentando o terrorismo e a criminalidade no Sahel, com o risco de desestabilizar ainda mais o nosso país e exacerbar o sofrimento do nosso povo”, disse Issa Konfourou durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Mali pede aos países que fornecem armas a Kiev que garantam que elas não caiam nas mãos de terroristas na África, sublinhou ele.
Panorama internacional
Mali suspende canal de televisão francês LCI por defender o terrorismo
Em 20 de agosto uma carta publicada pelo Mali, mas também pelo Níger e Burkina Faso, condenou Kiev por "sua responsabilidade relativamente à escolha deliberada […] de apoiar o terrorismo na África, em particular na região do Sahel".
Antes disso, em 5 de agosto, o Mali rompeu relações diplomáticas com a Ucrânia, citando um funcionário ucraniano como tendo admitido o papel de Kiev na derrota que as tropas malianas sofreram em julho. No dia seguinte, o Níger também terminou suas relações com a Ucrânia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar