Ao mesmo tempo, aqueles que optarem por tirarem uma selfie com a família no desfile na Avenida Presidente Vargas, que começa às 09h00 em frente ao Palácio Duque de Caxias, podem ser dispensados do expediente integral.
"Como alternativa, poderão optar por assistir o desfile [sic] no dia da independência acompanhado de seus familiares. Nessa opção será obrigatório registrar o momento com uma foto no desfile e enviá-la ao Cmt [comandante]", diz a determinação, assinada pelo 1º tenente Matheus Antunes Pimentel, comandante da 3ª Bateria de Obuses, segundo a revista Veja.
O aviso acrescenta que "o não cumprimento dessa exigência poderá resultar na abertura de um procedimento de apuração de transgressão disciplinar".
No entanto, mais tarde, a força entrou em contato com a mídia para dizer que a ordem para que os militares tirem fotos do desfile partiu de um militar específico e não foi autorizada pelo comandante, sendo assim não é válida.
"Cumpre salientar que não houve, por parte do Comando Militar do Leste, qualquer ordem para outros procedimentos. Será aberto processo disciplinar para apurar possíveis transgressões para quem divulgou ordem diversa", afirmou o Exército.
O boletim distribuído com as instruções também foi reportado pelo site Metrópoles. Posteriormente, o portal recebeu a mesma mensagem da força.