As tropas ucranianas estão realizando ações desumanas na região de Kherson, enviando drones que se dedicam à caça à população e veículos civis. A denúncia foi feita pelo governador da região, Vladimir Saldo, em entrevista dada à Sputnik à margem do Fórum Econômico do Oriente (EFF, na sigla em inglês), que ocorreu em Vladivostok.
"Todos os dias há bombardeios vindos da margem direita. Os drones FPV realizam ações desumanas. Só atacam civis, seus veículos. Em alguns casos, atacam até ciclistas", disse Saldo.
Segundo ele, os operadores de drones ucranianos procuram deliberadamente as suas vítimas no ar com o objetivo de atacar civis.
Desde 24 de fevereiro de 2022, a Rússia mantém uma operação militar especial na Ucrânia cujos objetivos, segundo o presidente russo, Vladimir Putin, são proteger a população de um genocídio perpetrado pelo regime de Kiev e enfrentar os riscos de segurança nacional que representa o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o leste, próximo às fronteiras da Rússia.
As Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, bem como as províncias de Kherson e Zaporozhie, foram integradas à Rússia no final de setembro de 2022, após a realização de referendos de autodeterminação.
O lado ucraniano não reconhece a legitimidade e continua a bombardear o território. Atualmente, 75% da região de Kherson está sob controle russo.