Panorama internacional

Houthis afirmam ter abatido o drone americano MQ-9 Reaper sobre o Iêmen

O movimento xiita Ansar Allah, os houthis, que governa o norte do Iêmen, abateu o drone de reconhecimento norte-americano MQ-9 Reaper no noroeste do Iêmen, que realizava um reconhecimento sobre a província de Marib, neste sábado (7).
Sputnik
Este é o oitavo abatido desde o outono passado, disse o porta-voz militar do movimento Yahya Saria.

"Um drone americano MQ-9 foi abatido enquanto realizava missões inimigas nos céus da província de Marib. Este drone foi a oitava aeronave deste tipo abatida durante a batalha e a santa jihad em apoio a Gaza", disse Saria à emissora Al-Masirah.

Panorama internacional
Houthis usam a rede social X para negociar armas, diz mídia

Ataque a navio petroleiro

Os houthis, atacaram o navio Blue Lagoon I no mar Vermelho com foguetes e drones, declarou o movimento na segunda-feira (2).
"As Forças Armadas do Iêmen lançaram um ataque ao Blue Lagoon I usando drones e foguetes", disse o comunicado.
Em 19 de novembro, o movimento Ansar Allah, que controla o norte do Iêmen e conta com o apoio do Irã, proclamou a decisão de atacar navios mercantes com conexões a Israel no golfo de Áden e no mar Vermelho, em resposta aos ataques israelenses na Faixa de Gaza.
Os houthis estão determinados a impedir que os navios que navegam de ou para Israel transitem pelos mares Arábico e Vermelho enquanto o enclave palestino não receber os alimentos e medicamentos de que necessita.
Diante do risco de ataques em uma área fundamental para o comércio mundial em geral e para o transporte de petróleo em particular, várias companhias marítimas optaram por usar outra rota, contornando a África, um caminho mais longo que atrasa o transporte e o torna mais caro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar