Ciência e sociedade

Descobrem 3 escudos e 1 elmo de bronze de 2.700 anos em fortaleza na Turquia (FOTOS)

Três escudos e um elmo de bronze foram descobertos na antiga fortaleza de Ayanis, no leste da Turquia. Os artefatos têm cerca de 2.700 anos de idade e foram encontrados no templo dedicado a Haldi, o deus da guerra e principal deidade da religião urartiana.
Sputnik
Urartu foi um reino da Idade do Ferro, nos séculos IX-VI a.C. O reino estendia-se do norte da Mesopotâmia até o sul do Cáucaso, incluindo os territórios da atual Armênia e sul da Geórgia. No seu apogeu, Urartu era o Estado mais poderoso da Ásia Menor.
Os objetos estão em excelentes condições, apesar de terem ficado enterrados quando um terremoto derrubou as paredes de adobe do templo por volta de 650 a.C., relata The History Blog.
Escudos e um elmo do reino de Urartu desenterrados no castelo de Ayanis, Turquia
O castelo Ayanis foi construído por volta de 672 a.C. por Rusa II, o último poderoso governante do reino. A fortaleza foi construída em uma colina com vista para o lago Van, a 32 km a leste da capital urartiana Tushpa, atual cidade de Van.
A classe dominante do reino de Urartu dedicava escudos, elmos e outros equipamentos de bronze a Haldi, e dezenas deles foram encontrados no complexo do templo em Ayanis.
1 / 2
Escudos e um elmo do reino de Urartu desenterrados no castelo de Ayanis, Turquia.
2 / 2
Escudos e um elmo do reino de Urartu desenterrados no castelo de Ayanis, Turquia.
Muitos destes artefatos ficaram esmagados e deformados devido ao colapso das muralhas e os incêndios subsequentes que se propagaram pela cidadela, entretanto os três escudos e capacetes encontrados na escavação deste ano conseguiram evitar esse destino.
Dois dos escudos estavam empilhados um em cima do outro com o elmo dentro do escudo superior. Há inscrições que estão obscurecidas atualmente por terra.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar