Ciência e sociedade

Cientistas da Rússia criam elementos para controlar laser de radiação terahertz

Pesquisadores russos criaram uma ampla gama de elementos ópticos que permitem a manipulação da radiação laser terahertz. Segundo eles, elementos ópticos difrativos de silício e diamante para a faixa terahertz foram criados pela primeira vez, o que torna possível formar feixes poderosos com características específicas.
Sputnik
As características dos feixes terahertz de alta potência em novos sistemas laser podem ser controladas usando elementos ópticos de silício e diamante criados na Universidade de Samara.
A radiação terahertz tem propriedades únicas para a optoeletrônica, segundo disseram cientistas da Universidade Nacional de Pesquisa S.P. Korolev de Samara, à Sputnik. Eles desenvolveram métodos eficientes para calcular e criar elementos ópticos que operam na faixa terahertz do espectro eletromagnético, localizada entre as faixas de infravermelho e micro-ondas.
De acordo com os autores da pesquisa, o desenvolvimento pode ser aplicado no processamento de materiais, na criação de dispositivos optoeletrônicos para processamento de informações, em telecomunicações, bem como no uso de feixes rotativos, usados para estudar as propriedades da atmosfera, e substituir a varredura ponto a ponto pelo foco em áreas uniformes, tornando possível aumentar a eficiência dos sistemas de varredura.
Novos elementos tornarão possível usar efetivamente as capacidades da radiação terahertz, disse Vladimir Pavelyev, chefe do Departamento de Nanoengenharia da Universidade de Samara.
"A radiação terahertz tem propriedades únicas que abrem novos horizontes para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. A capacidade de penetrar em muitos materiais sem danificá-los torna a radiação terahertz uma ferramenta indispensável para o controle não destrutivo. Devido à sua alta sensibilidade a várias substâncias, esse tipo de radiação é amplamente utilizado em espectroscopia para identificar materiais", disse ele.
Ciência e sociedade
Cientistas chineses estudam uso de armas nucleares para proteger Terra de asteroides
Os desenvolvimentos foram o resultado de pesquisas realizadas por mais de dez anos em equipamentos especializados. Entre eles está o Laser de Elétrons Livres de Novosibirsk (NFEL, na sigla em inglês), no Instituto de Física Nuclear da Filial Siberiana da Academia de Ciências da Rússia, que torna possível obter radiação terahertz poderosa coerente em um determinado comprimento de onda e conduzir pesquisas fundamentais e aplicadas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar