Rússia avança com cronograma da instalação de laser mais poderoso do mundo
13:03 13.08.2024 (atualizado: 18:47 13.08.2024)
© Foto / Instituto Russo de Pesquisa Científica de Física ExperimentalCâmara de interação do UFL-2M Tsar Laser em Sarov
© Foto / Instituto Russo de Pesquisa Científica de Física Experimental
Nos siga no
A construção do novo e poderoso UFL-2M Tsar Laser da Rússia está avançando conforme o cronograma, e a instalação vai atingir potência máxima em quatro a cinco anos, revelou o diretor do Centro Nuclear Sarov, Valentin Kostyukov. Quais são as características, capacidades e usos potenciais do laser? A Sputnik explica.
"Nós elaboramos a tecnologia, a física e o modelo físico, e lançamos a primeira fase das fundações físicas relacionadas aos sistemas de engenharia. Acho que nos próximos quatro a cinco anos esta instalação estará operando em capacidade máxima e produzirá resultados", disse o dr. Valentin Kostyukov em entrevista à televisão russa na segunda-feira (12).
Concebido no final da década de 1980 após a construção do inovador laser Iskra-5 de 12 canais, o UFL-2M foi desenvolvido para experimentos em larga escala sobre fusão termonuclear controlada usando confinamento de plasma inercial. Seu primeiro módulo se tornou operacional em 2020, e pesquisas úteis começaram em 2021 e 2022.
Quando estiver totalmente operacional, o UFL-2M terá uma capacidade de potência de impressionantes 4,6 megajoules (MJ). Para efeito de comparação, o poderoso laser da National Ignition Facility do Lawrence Livermore Labs dos EUA, que estabeleceu um recorde mundial de rendimento de energia a laser em outubro passado, atingiu uma potência de 2,2 MJ, resultando em um rendimento útil de 3,4 MJ de energia de fusão. A França é o único outro país com um laser igualmente poderoso, com sua instalação Laser Mégajoule fora de Bordeaux apresentando uma capacidade de geração de energia de até 2 MJ.
© Foto / Instituto Russo de Pesquisa Científica de Física ExperimentalCâmara de interação da instalação do UFL-2M Tsar Laser em Sarov
Câmara de interação da instalação do UFL-2M Tsar Laser em Sarov
© Foto / Instituto Russo de Pesquisa Científica de Física Experimental
O UFL-2M consiste em 192 feixes de laser de 0,53 mícron (com potência gerada por um laser de vidro de neodímio de estado sólido), que são introduzidos simultaneamente em uma câmara de interação em forma de esfera de todos os lados. A câmara de 120 toneladas tem dez metros de diâmetro e é coberta por uma liga de alumínio de 100 milímetros de espessura. O salão de laser da instalação tem 130 metros de comprimento e foi construído sobre uma fundação especial para protegê-lo de influências sísmicas. A instalação consiste em cerca de 16 mil metros quadrados de salas limpas. O custo total do projeto é de aproximadamente 45 bilhões de rublos (cerca de R$ 2,6 bilhões).
Junto com a perspectiva empolgante de atingir a fusão termonuclear controlada para energia limpa – um sonho para cientistas em todo o mundo por muitas décadas – o Tsar Laser tem uma variedade de outros usos potenciais, incluindo a modelagem de processos que ocorrem no momento de uma explosão nuclear, tornando-o inestimável para pesquisas sobre novas armas termonucleares.
© Foto / tadviser.ruRepresentação artística da instalação do UFL-2M Tsar Laser em Sarov
Representação artística da instalação do UFL-2M Tsar Laser em Sarov
© Foto / tadviser.ru
A instalação do laser também pode auxiliar em pesquisas inovadoras no campo da física de alta densidade de energia, ou seja, o estudo das propriedades da matéria em estados extremos, incluindo pressões e temperaturas ultra-altas, características de explosões poderosas, o que pode ser útil, por exemplo, no estudo de processos que ocorrem em nosso Sol e outras estrelas. Em certo sentido, o próprio Tsar Laser é um sol em miniatura criado em um ambiente de laboratório.
A Rússia tem um histórico bem estabelecido como pioneira e líder no campo das tecnologias de laser, com os cientistas soviéticos Valentin Fabrikant, Aleksandr Prokhorov, Nikolai Basov e Zhores Alferov pensando, desenvolvendo e construindo as primeiras tecnologias de laser do mundo nas décadas de 1950 e início de 1960.