Uma tripulação de quatro membros, liderada pelo CEO da Shift4 Payments, Jared Isaacman, tem como meta a primeira caminhada espacial de cidadãos particulares além de voar mais profundamente no espaço do que qualquer outra missão tripulada em mais de meio século, atingindo uma altitude máxima de 1.400 quilômetros.
"A SpaceX tem como meta terça-feira, 10 de setembro, às 03h38 ET [04h38, horário de Brasília] para o lançamento dф Polaris Dawn do Falcon 9 para a órbita baixa da Terra a partir do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida", disse a SpaceX em um comunicado à imprensa.
Há duas oportunidades de lançamento adicionais dentro de uma janela de quatro horas. A SpaceX fará uma transmissão on-line em seu site começando aproximadamente três horas e meia antes da decolagem.
Se eles decolarem, o destaque da missão será a primeira caminhada espacial composta inteiramente por astronautas não profissionais, que usarão trajes de atividade extraveicular da SpaceX recém-desenvolvidos, equipados com displays de alerta, câmeras de capacete e um sistema avançado de mobilidade articular.
No primeiro dia de missão, a nave deve viajar tão alto que entrará brevemente no Cinturão de radiação de Van Allen, uma região repleta de partículas carregadas de alta energia que podem representar riscos à saúde dos humanos por longos períodos.
A missão foi adiada várias vezes, inicialmente devido a um problema técnico com a torre de lançamento e, desde então, por causa de restrições climáticas.
A cápsula Crew Dragon não atracará na Estação Espacial Internacional (EEI), razão pela qual o clima precisa ser favorável durante a fase de lançamento e aterrissagem, cerca de seis dias após a decolagem.