No evento estiveram presentes o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
O complexo contará com a maior unidade de processamento de gás natural do país e será destinado a receber gás natural da Bacia de Santos, transportado por meio do Gasoduto Rota 3, do Projeto Integrado Rota 3 (PIR3) — iniciativa que visa ampliar a oferta de gás natural.
A expectativa, segundo anúncio do governo federal brasileiro, é de aumentar o escoamento de até 18 milhões de m³ de gás natural por dia e o processamento de até 21 milhões de m³ por dia, aumentando a oferta para o mercado nacional e reduzindo a dependência externa.
Durante seu discurso na cerimônia, Lula chamou quem defende a privatização da Petrobras de "bando de imbecil".
Segundo Lula, a empresa "é uma indústria de energia e vai produzir o que for necessário", e que o ato realizado nesta sexta-feira (13) é uma "reparação ao que muita gente honesta e trabalhadora sofreu", devido às acusações de corrupção enfrentadas pela companhia ao ser investigada pela operação Lava Jato.
"Isso aqui era para ser a grande indústria petroquímica brasileira. Meu sonho foi jogado no lixo, porque eles pararam isso aqui, como pararam a Refinaria Abreu e Lima, como pararam a possibilidade de uma refinaria no Ceará, uma refinaria no Maranhão", arguiu Lula.
Agenda intensa
O evento de inauguração encerra uma extensa agenda de Lula no estado do Rio de Janeiro, iniciada na manhã da quinta-feira (12), na cidade de Belford Roxo, com a visita e inauguração do Hospital Infantil Milene Isabely Christovam e a cerimônia de lançamento da Rede Alyne de Cuidado Integral a Gestantes e Bebês.
Na parte da tarde, Lula seguiu para a capital, onde participou da cerimônia do retorno do Manto Tupinambá, no Museu Nacional.
À noite, ele participou da reabertura do Armazém da Utopia, espaço de artes cênicas localizado no Centro do Rio de Janeiro, região conhecida como Pequena África.
Na manhã desta quinta-feira, antes da inauguração do Complexo de Energias Boaventura, Lula visitou as ruínas do Convento São Boaventura. O presidente retorna a Brasília na tarde desta sexta-feira.