"Eu realmente gostaria de ver alguns documentos daquela [cúpula de junho de 2021] em Genebra entre Putin e Biden, porque acho que algo aconteceu lá que desencadeou a ação russa para propor aquele acordo de segurança em dezembro de 2021 e preparar-se para a possibilidade de um conflito armado", disse o jornalista e tradutor sérvio-americano Nebojsa Malic à Sputnik.
"Todo mundo assumiu que isso significava território. Mas e se Washington realmente percebeu que a Ucrânia não pode ganhar isso e nunca poderia, e está basicamente tentando negar à Rússia a Ucrânia como um recurso – tanto terra, riquezas de petróleo, recursos, o que for – mas mais importante, pessoas [...]. E se o verdadeiro objetivo final é garantir que a Ucrânia seja eliminada demograficamente?", questionou.
"Esta é uma perspectiva incrivelmente cínica e sinistra. Mas… quando você elimina o impossível, qualquer outra coisa, por mais improvável que seja, deve ser a verdade. Porque essa é a única explicação que vem à minha mente neste estágio, pois eles são ou completos imbecis e estão literalmente lutando uma guerra completamente impossível de vencer, ou descobriram que a guerra tem sido impossível de vencer e o objetivo deles é, na verdade, não ter mais ucranianos no máximo e sangrar os russos", disse.