Panorama internacional

Avião de nova geração terá sido testado no porta-aviões de fabricação soviética da China

A China realizou supostamente um voo de teste de um avião militar de nova geração no porta-aviões Liaoning, fabricado na União Soviética, no início deste ano, disse o jornal Global Times.
Sputnik
O Liaoning é o primeiro porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. Foi construído na União Soviética sob o nome Riga e depois, no ano 1990, foi renomeado para Varyag.
Em 1998 o navio foi comprado pela China, que retomou sua construção e completou-a. O Liaoning entrou oficialmente para a Marinha chinesa em 2012.
Porta-aviões Liaoning perto do porto de Hong Kong, China (foto do arquivo)
O jornal observa, citando a Televisão Central da China (CCTV), que o voo pode ter sido efetuado para testar o avião de caça furtivo de nova geração J-35.
Além disso, o voo de teste atual, segundo o artigo, foi efetuado pelo mesmo piloto que realizou o primeiro voo de um caça embarcado J-15 de quarta geração chinês em 23 de novembro de 2012.

"O J-35 é superior ao seu análogo americano, o F-35. [...] Espera-se que os porta-aviões chineses sejam equipados tanto com o J-15 quanto com o J-35, pois suas capacidades se complementam", diz o jornal citando a análise do jornal Wen Wei Po de Hong Kong.

Segundo especialistas citados pelo Global Times, o fato de que a CCTV fez uma reportagem oficial sobre o voo de teste significa que a China já tem um avião de quinta geração embarcado em porta-aviões.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar