Ciência e sociedade

Cientistas registram forte erupção solar que pode causar tempestades magnéticas na Terra

Uma nova e muito forte erupção no Sol foi registrada neste sábado ((14) e se tornou a quarta mais potente desde 2017, comunicou à Sputnik o chefe do Laboratório de Astronomia Solar do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia, Sergei Bogachov.
Sputnik
"Foi registrada uma nova e verdadeiramente poderosa erupção solar. Ela foi classificada com o nível X5.3, o que significa que é a quarta erupção solar mais forte neste ciclo, ou seja, desde 2017", destacou Bogachov.
A erupção ocorreu na borda oriental do Sol, na área ativa nº 3825, a qual, de acordo com o cientista, foi "totalmente inesperada" devido ao tamanho bastante pequeno dessa região. Ele acrescentou que, devido ao local da erupção, existe o risco de uma tempestade magnética.
As erupções solares podem provocar tempestades magnéticas na Terra, que, por sua vez, causam perturbações nos sistemas elétricos e afetam as rotas migratórias de aves e animais.
Ciência e sociedade
Após rara erupção solar, os céus do norte dos EUA e Canadá exibem luzes impressionantes (FOTOS)
Tempestades fortes provocam interrupções nas comunicações de ondas curtas e nos sistemas de navegação, assim como falhas de tensão nas redes industriais. Além disso, o aumento da atividade solar pode expandir a geografia das auroras boreais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar