O sul da região amazônica, o Centro-Oeste, em Rondônia, o Sul do país e São Paulo são as regiões mais afetadas pelo gás, que é um dos seis principais poluentes atmosféricos.
Ainda de acordo com a MetSul, o CO é um dos principais agentes da fumaça que podem causar efeitos na saúde, pois diminui o suprimento de oxigênio do corpo, podendo causar dores de cabeça, reduzir o estado de alerta e agravar problemas cardíacos, além de causar irritação respiratória e falta de ar, e piorar doenças preexistentes, como asma.
Mais cedo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que cerca de 71,9% de todas as queimadas registradas na América do Sul estavam localizadas no Brasil nos últimos dias.
O levantamento do sistema BDQueimadas registrou mais de 7,3 mil focos de incêndio em 48 horas até ontem (13). A Bolívia é o segundo país com mais queimadas: 1.137 focos (11,2%), seguida do Peru (842 - 8,3%), da Argentina (433 - 4,3%) e do Paraguai com (271 - 2,7%).
Parques no RJ são fechados devido aos incêndios
O secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, anunciou neste sábado (14) que a visitação aos parques estaduais foi suspensa para para garantir a segurança dos visitantes dos parques e também para evitar novas ocorrências.
Ele informou ainda que o governo vai concentrar esforços da Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Crimes Ambientais no combate aos focos de incêndio e identificação de ações criminosas.
"É importante falar que estamos com uma parceria muito grande com a delegacia de proteção ao meio ambiente, contra os crimes ambientais. Importante dizer que pessoas façam suas denúncias, porque, infelizmente, tem muita gente que aproveita os momentos de seca para cometer crimes ambientais", alertou nas redes sociais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas na sexta-feira (13) foram extintos mais de 330 focos de incêndios florestais em todo o estado.
Na última quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o Exército para atuar nos trabalhos de controle de chamas. Na semana passada, a Polícia Federal iniciou 30 investigações para apurar as queimadas. A maior concentração dessas investigações está na Amazônia e no Pantanal.
Em 2024, 58% do território nacional são afetados pela seca. Em cerca de um terço do país, o cenário é de seca severa.